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Viva Melhor

Qualidade de vida no cardápioCom o objetivo de criar um novo canal de comunicação com você, a Condieta inaugura agora esse espaço virtual com breves lembretes e dicas da equipe de nutricionistas da CONDIETA. A ideia é tratar de temas relativos à nutrição e qualidade da vida de maneira geral, abordando assuntos pertinentes e lembrando pequenos hábitos que tornam a vida mais saudável, mais prazerosa e, dessa forma, um pouco mais completa.  
O SAUDÁVEL CARDÁPIO MEDITERRÂNEOUma pesquisa realizada na Espanha reafirmou o que outros estudos já vinham apontando há alguns anos: a dieta mediterrânea faz bem à saúde. Durante cinco anos, mais de sete mil pessoas participaram dessa pesquisa e os números e estatísticas resultantes do estudo não deixaram dúvidas sobre os benefícios da dieta, que é uma combinação de peixes, carnes magras, frutas, grãos, vegetais, azeite de oliva e consumo moderado de gordura.  Os números são animadores: essa alimentação como hábito diminui em 30% o risco de Diabetes Mellitus, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame). Portanto, inclua esse benefício na sua rotina e ganhe muito em saúde e sabor.
DEVAGAR SE ENGORDA ADIANTEComer muito engorda. Essa máxima ninguém discute. O que a maioria não sabe é que adquirir o  hábito de comer todos os dias um pouco a mais do que o costume pode representar o acúmulo de vários quilos ao final de um ano. Incluir diariamente alimentos extras, especialmente os mais calóricos,  pode ter como resultado quatro ou mais quilos por ano. Portanto, cuidado com a repetição  do que deveria ser uma exceção, como o copo cerveja ou vinho, o bombom, as bolachinhas recheadas, a porçãozinha de amendoim, o copo de refrigerante, um pão de queijo ou o pãozinho extra no café da manhã.
VITAMINA SOL Já se conhece bem o efeito nocivo para a pele da exposição errada e exagerada ao sol. No entanto, não se pode esquecer de que é necessário tomar sol, pois o organismo precisa dele. São suficientes 15 a 30 minutos de exposição ao sol sem protetor solar para metabolizar a importante vitamina D, que é produzida pelas células da nossa pele. Esta entra na corrente sanguínea e segue para o fígado e os rins, nos quais é processada e transformada em um esteroide chamado Calcitriol.  Essa substância é fundamental para o aproveitamento do cálcio no nosso organismo, deixando os ossos mais fortalecidos. Pela manhã, escolha um horário para expor alguma parte do corpo ao sol, como os braços e pernas.  Não abuse do tempo sem protetor, tenha em mente o perigo do excesso de radiação solar. Um passeio de 15 minutos ou banho de sol no quintal de casa, diariamente ou ao menos quatro vezes por semana, são suficientes para garantir o ciclo de produção da vitamina. 
FRUTAS BANAIS? NEM TANTO!A maioria das pessoas conhece a máxima de que as frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Também não é novidade que a quantidade ideal deve ser de, ao menos, três por dia, distribuídas ao longo das refeições. No entanto, há os que preferem apenas o modismo das frutas exóticas, mais caras e mais difíceis de serem encontradas, muitas vezes vindas de países distantes.  Nada contra a lichia, o cramberry e outras tantas. São variações interessantes e sempre uma surpresa para o paladar. No entanto, é imprescindível lembrar que as frutas brasileiras e “velhas conhecidas” das mesas nacionais, além de economicamente interessantes, também são ótimas fontes de nutrientes e não podem ser abandonadas.  A banana, por exemplo, tão saborosa, é muito rica em minerais, vitaminas e fibras e tem o seu alto valor nutricional reconhecido em todo o mundo. Portanto, não se deve esquecer de consumir a laranja, o  mamão, o abacate, a manga, a maçã, a pera e variar sempre que possível. Escolha  as frutas da estação que têm melhores preços e são mais saborosas.
SONO DE BELEZA E SAÚDEUma noite mal dormida pode mexer com o sono e a saúde, deixando a pessoa com baixa atenção, aparência abatida, mau humor e cansaço por todo o dia seguinte. Preste atenção à maneira como você acorda. Se não estiver bem pode ser um indício de ter dormido mal à noite.  Faça um balanço de alguns fatores que podem estar contribuindo para seu desconforto como o colchão, o barulho, o número de horas dormidas, a alimentação antes de se deitar, o estresse e o excesso de peso que pode prejudicar a respiração noturna. Outro lembrete é não fazer uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, computador e Ipad, próximo ao horário de ir dormir. Esse estímulo impede o relaxamento necessário para o início de um bom sono.  Corrija o que estiver atrapalhando e bons sonhos.
DUPLA DINÂMICA DO BRASILNão é por acaso que o arroz e o feijão são uma das bases alimentares de nosso país. Essa combinação perfeita é uma rica fonte alimentar que vem contribuindo por séculos para a nutrição da população brasileira. Ao oferecermos no mesmo prato a leguminosa e o cereal, temos boa fonte de proteínas, carboidratos e fibras, constituindo-se em um ótimo exemplo de equilíbrio alimentar. Vale ressaltar que a dupla arroz e feijão é fonte de proteína de ótima qualidade. Sabia o que fazia quem colocou no mesmo prato pela primeira vez a famosa turma (arroz, feijão bife e salada). Não é  boa ideia substituir esse equilíbrio todo por comidas pouco saudáveis. Pense bem antes de trocar esse time campeão, que, além de tudo, é extremamente saboroso.

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